domingo, 27 de novembro de 2011

Programa de sábado: consulta com o médico

Às vezes, até parece que o Dr. Balduino, nosso endocrinologista, é generoso demais ou muito simpático. Outra vez ele disse que estamos indo bem. E é muito bom ouvir isso dele (ainda mais em um sábado, à 1 da tarde), apesar de não termos insistido com a bomba de insulina
Depois da consulta, ficou a impressão de que somos muito exigentes conosco. Sempre há um sentimento de que podemos melhorar. Mas temos que ser assim, pois o diabetes exige controle permanente e se a gente relaxa, as hiperglicemias tomam conta.
O médico gostou da hemoglobina glicada (pois foi menor que a anterior), e também aprovou a maioria das glicemias.
Continuamos com 22 doses de lantus por dia, e a apidra permaneceu na mesma dosagem:
- de manhã, para cada 5g de carboidrato, 1 Ul de insulina;
- ao meio-dia e na janta, para cada 10g de carboidrato aplica-se 1 Ul de apidra; e
- no lanche da tarde, 1 Ul de insulina para cada 15g de carboidrato.
O que mudou foi o fator de sensibilidade. Considerando as médias diárias de insulina aplicada nos últimos 10 dias, o Dr. Balduino calculou que, para cada dose de insulina (1Ul), deve haver a redução de 40 mg/dL.
Também esclarecemos outra dúvida sobre as eventuais hiperglicemias da manhã. Elas podem ser provocadas por hipoglicemias noturnas; como reação, o corpo pode produzir mais adrenalina - já que a lantus "segura" a glicose a ser produzida pelo corpo - o que pode provocar a hiper pela manhã (por precaução, é recomendado medir, algumas vezes, a glicemia na madrugada, por volta das 3 da manhã; e também observar o que foi ingerido na noite passsada, para ver se a hiper não é causada pelo consumo maior de gordura ou proteína).
É isso. Vamos em frente.
Somando carboidratos, aplicando insulinas, anotando resultados..., seguindo adiante.
Abraço, Ricardo

Um comentário:

  1. É isso mesmo Ricardo, vamos em frente! Mas apesar de tudo não podemos esquecer de uma coisa muito importante ser feliz ao lado de nossa família e de quem nos ama!!!
    Abraços
    Silvia

    ResponderExcluir